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Oratória & Visualização

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help-suicideORATÓRIA & VISUALIZAÇÃO

Visualização é o uso consciente da imaginação a fim de criar imagens mentais positivas. Com a visualização mental desvia-se atenção das preocupações e o corpo e a mente relaxam.
A visualização vitalizante: programa-se o cérebro com imagens mentais que geram autoconfiança, neutralizam as lembranças desagradáveis e controlam a ansiedade. A visualização é uma técnica eficiente para influenciar o cérebro a fazer o que desejamos. Ela é usada em cursos de controle mental e em consultórios de terapeutas para auxiliar no tratamento de enfermidades. Com a visualização vitalizante você conseguirá o controle da mente simulando cenas positivas e confortantes. Você deverá fazer a visualização imediatamente após a técnica da respiração relaxante, de maneira a criar uma forte associação entre as duas âncoras (apoios). A respiração relaxante prepara a mente para assimilar melhor as imagens positivas e ao mesmo tempo neutralizar as lembranças negativas. Você também poderá usar músicas e aromas relaxantes para fortalecer a associação. Músicas e aromas funcionam como apoios para as mudanças de estado físico e mental.

VISUALIZAÇÃO 1     Imagine você viajando para o litoral. Enquanto imagina continue a respirar lentamente.

Na estrada sente o frescor do vento no seu rosto, as folhas das árvores oscilando com o vento suave. De longe vê o mar calmo com águas cristalinas, verde-azuladas, tudo muito colorido. O dia está ótimo, o céu totalmente azul, muito sol e temperatura agradável. Você começa a caminhar descalço, sente a maciez e o calor confortável da areia.Você se aproxima do mar, sente a temperatura agradável da água aos seus pés. Ouve o som do mar, das ondas. Percebe que está ficando cada vez mais relaxado. Tudo é belo e bom. A vida passa a ter um novo significado.A sensação de felicidade é grande.  Você vê as aves fazendo vôos rasantes sobre o mar. Você vê os barcos dos pescadores, pessoas banhando-se, alegres, aproveitando ao máximo a vida.

7236praiaVocê sente o aroma típico do litoral. Depois caminha em direção a algumas rochas, sobe nelas e vê sob a água cristalina peixes nadando. Fica ali nas rochas meditando sobre a vida e como é bom viver. Continua ouvindo o som das ondas do mar.
Passado algum tempo, volta a caminhar na areia, depois deita-se sob um guarda-sol, fecha os olhos e passa a relaxar profundamente, deixando-se levar pelo som das ondas do mar, pelo frescor do vento, pela energia da areia quente e confortável. Passe um tempo experimentando intensamente estas sensações.
Quanto maior forem os detalhes e as sensações imaginadas, mais forte será a mudança em seu estado mental e físico.
Ainda de olhos fechados, visualize você saindo da situação em que está e entrando em uma nova cena, a da situação desejada, falar em público com segurança. Enquanto imagina continue a respirar lentamente.

 

VISUALIZAÇÃO 2

Visualize o momento que antecede você falando em público. Imagine todos os detalhes: ambiente acolhedor, você sorridente cumprimentando as pessoas que chegam. As pessoas vão lotando o auditório. Todos estão contentes. As expectativas são ótimas. Visualize você chegando no palco e iniciando a palestra com toda a segurança. Imagine você falando para um público receptivo. As pessoas estão interessadas. As fisionomias dos ouvintes são amistosas.
Ouça você falando claramente e depois os ouvintes fazendo perguntas.
Visualize você tendo total controle da situação, respondendo as perguntas.
Imagine você autoconfiante, tranqüilo, bem humorado, fisionomia serena, falando com segurança e motivando seu público.
Visualize você fazendo uma apresentação encantadora, entusiástica.
Ao final as pessoas aplaudem e cumprimentam você pela ótima apresentação. Sinta o toque do aperto das mãos delas.
Passe um tempo vendo e sentindo virtualmente estas imagens. Experimente todas as sensações.
Crie imagens grandes, nítidas e coloridas. Quanto mais real a cena, melhor o registro no cérebro.
Finalize a simulação com uma imagem bem nítida e abra os olhos.

DICA
Antes de se apresentar em público vá para um lugar tranqüilo e prepare-se física e mentalmente. Use as âncoras: alongamento, pensamento positivo, respiração relaxante, visualização 1 e 2.Caso as imagens na praia não sejam positivas para você, use imagens junto à natureza: bosques, riachos, pássaros, amanhecer, por do Sol.

Este texto foi retirado da apotila do nosso curso de oratória.

Flávio Pereira

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