Blog do Flávio Pereira da Cérebro & Comunicação
Celulares 8525-1140 9228-5754 8739-1797 9768-2049

Oratória & Aparência

Publicado em Oratória & Comunicação

Veja os Comentários

presentation20main“A primeira impressão é a que fica”.

 

Vivemos numa sociedade que nos julga baseada em nossa aparência. Antes de ser ouvido você é visto! A forma como você se apresenta nos primeiros instantes da sua fala, imprime nos outros uma imagem, positiva ou negativa. Isto influenciará no grau de receptividade do público.

 

 

Aspectos básicos a observar:

 

Higiene pessoal: cabelo, barba, bigode, dentes e unhas.

Roupas: bem passadas, limpas e discretas. Você pode vestir-se de forma atraente, sem precisar apelar. Roupa sofisticada, cabelo com gel, nó da gravata levantado um pouco, pode passar imagem de “mauricinho”.

Óculos: a armação quando bem adaptada valoriza o rosto e suaviza os traços indesejáveis.

Gravatas: cuidar com a largura, comprimento, cores e nó. 

Combine a gravata com seu tipo físico, estilo pessoal e a tendência da moda. A ponta da gravata deve ficar na linha do cinto. Evite nó mal feito, frouxo, desalinhado, para fora do colarinho e desproporcional ao tipo físico.

 

ORATÓRIA, ELEGÂNCIA E MODA

 

Oratória não é apenas comunicação oral. Tudo o que você faz e expõe ao público denunciará como é sua personalidade. Elegância é algo que se aprende. Aprende – se as regras do bem vestir ficando atento para as combinações das cores, o arranjo das peças de vestuário, aguçando a sensibilidade para o que é sensato. Ninguém se torna elegante da noite para o dia. É preciso se autolapidar não só no vestuário como na postura, atitudes, etiqueta, modo de andar, parar, penteado e corte de cabelo. Ser elegante é a somatória de fatores.

 

Faça combinações com as peças do seu vestuário. Roupas básicas, de corte clássico ou de cores que se harmonizam, neutras, não saem da moda, duram muito tempo e são mais fáceis de combinar. Exemplo: paletó azul-marinho ou preto. Você pode combiná-los com várias cores de camisa e calça. Ter estilo é saber adaptar o vestuário às ocasiões sem ter que adquirir novas roupas. Elegância exige criatividade para saber jogar com o vestuário e manter um estilo sóbrio e charmoso.

 

Texto extraído da apostila do nosso curso de Oratória. 

 

Veja também curso de oratória em CDs.

 

Veja outros artigos sobre Oratória & Comunicação.

 

Um abraço,

 

Flávio Pereira

Mais Opções:

Imprima este artigo (Versão para impressão amigável) Assine nosso RSS Palavras-chave: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Comente este texto!






Voltar para o Topo