Blog do Flávio Pereira da Cérebro & Comunicação
Celulares 8525-1140 9228-5754 8739-1797 9768-2049

Oratória & Ansiedade

Publicado em Oratória & Comunicação

Veja os Comentários

medo-22Já vimos nos artigos anteriores que para controlar o medo de falar em público você precisa reprogramar a mente a pensar de forma positiva, conhecer muito o assunto e ensaiar

Outras dicas ajudarão você a controlar a ansiedade e vencer o medo:

Procure se conhecer. Identifique seus pontos fracos e também os positivos. Na sua infância pode ter construído uma auto – imagem negativa.

 

Agora poderá reconstruí-la gerando a autoconfiança que precisa. O autoconhecimento permite que a pessoa saiba quem é, como os outros a vêem e ouvem. A imagem que fazemos da nossa pessoa pode ser pior do que aquela que os outros de fato observam. Ao falar em público, nervosos, imaginamos que a imagem transmitida é ruim. Se você não se conhece, é certo que ficará inseguro diante de uma situação estressante como é falar em público. Pergunte para seus colegas como eles o enxergam você.

Faça contato com os ouvintes antes de falar. Cumprimente os ouvintes na entrada do auditório. Dê um aberto de mão seguro. Isto funciona como quebra-gelo. Você ficará mais à vontade por não ter de lidar com ouvintes totalmente estranhos.

Use todas as possibilidades para falar em público. Nas reuniões de condomínio, empresa, igreja, clube e sala de aula. Quanto mais apresentações realizar, ganhará mais autoconfiança.

Não eliminamos totalmente o medo. O que precisa ser combatido é o medo excessivo. Oradores experientes controlam o medo. Sempre haverá algo desconhecido que nos deixará com receio. Isto é positivo porque nos mantém atentos. Uma pessoa totalmente segura correrá o risco de se tornar negligente ou arrogante. Trabalhe para controlar o medo, não para eliminá-lo.

Canalize a energia do nervosismo para o entusiasmo. O nervosismo pode ser transformado em energia positiva e emoção. Aproveite a energia nervosa e coloque emoção nas palavras. Dê vida ao discurso. Adrenalina e emoção são duas coisas intimamente ligadas. Faça-as trabalharem em sintonia, não uma contra outra.

Imagine sempre seu sucesso. É comum imaginarmos acontecimentos futuros negativos: “Vou dar vexame”. Tais pensamentos limitam seu potencial e a profecia muitas vezes se realiza. Substitua cenas desastrosas por vencedoras. Lembre o tempo que você gastou preparando-se. Totalmente preparado não há o que temer! Mesmo preparados todos ficam nervosos. Mantenha o controle da situação, “desligue“ um pouco os nervos e visualize você fazendo uma apresentação de sucesso.

Veja você como uma pessoa normal.  A maioria das pessoas tem medo de falar em público. Pensar que você é alguém anormal, azarado, sem talento para falar em público, só piora a situação.

Exercício da semana:
Identifique o que na sua infância ajudou você a formar uma auto-imagem negativa.

Dica: faça um curso de oratória para vencer a ansiedade ou nervosismo antes de falar em público.

Vídeo da semana.
ATENÇÃO: nunca beba antes de falar em público!
[flash http://br.youtube.com/watch?v=DUJv-elaPOk]

Um abraço,

Flávio Pereira

Mais Opções:

Imprima este artigo (Versão para impressão amigável) Assine nosso RSS Palavras-chave: , , ,

Comente este texto!






Voltar para o Topo