Blog do Flávio Pereira da Cérebro & Comunicação
Celulares 8525-1140 9228-5754 8739-1797 9768-2049

Dicas para falar em público

Publicado em Oratória & Comunicação

Veja os Comentários

 

id1765img2Falar em público ajuda a progredir na carreira. Veja a seguir algumas dicas para você falar em público com segurança:

1. Imagine sempre o seu sucesso. É comum imaginarmos acontecimentos futuros negativos: “Vou dar vexame”. Tais pensamentos limitam seu potencial e a profecia muitas vezes se realiza. Substitua cenas desastrosas por vencedoras. Lembre o tempo que você gastou preparando-se. Totalmente preparado não há o que temer! Lembre que mesmo preparados todos ficam nervosos. Mantenha o controle da situação, “desligue” um pouco os nervos e visualize fazendo uma apresentação de sucesso.

2. Desenvolva a auto-estima. A neutralização das idéias negativas sobre nós ocorre

quando condicionamos a mente com pensamentos construtivos. Você deve estimular idéias positivas a seu próprio respeito, antes de iniciar uma palestra. Sua auto – estima se elevará e ficará mais fácil lidar com as situações difíceis.

3. Veja você como uma pessoa normal.  A maioria das pessoas tem medo de falar em público. Pensar que você é alguém anormal, azarado, sem talento para falar em público, só piora a situação.

4. Falar para um público deve ser aceito como uma honra. São poucas as pessoas que têm condições de falar para uma platéia. Você é uma pessoa privilegiada. Parta deste princípio e invista toda sua energia para preparar um ótimo discurso. Recompense seu público por conceder-lhe o privilégio de poder falar.

5. Pense menos nos seus problemas e mais no seu público. O público quer ouvi-lo e merece total atenção. Pense naqueles que deixaram as suas casas ou trabalho e foram ouvir você. O público quer ver uma apresentação bem sucedida. À platéia interessa o que você está falando, não o que está sentindo. Agarre-se a está idéia e bola para frente.

6. Falar em público se aprende, não é um dom. Bons oradores se fazem através de muito trabalho e treinamento. Em qualquer atividade pessoas aprendem mais facilmente que outras, mas todas podem exercê-la com sucesso. Os melhores artistas, atletas, cientistas vencem porque treinam bastante e são disciplinados. Exercite muito!

7. Mesmo os oradores mais experientes ficam nervosos. Artistas e apresentadores de televisão, políticos e professores, afirmam que ficam aflitos quando falam em público. Fazer uma palestra não é um acontecimento comum. Você enfrenta situações diversas, algumas sem a possibilidade de obter total controle, o que provoca tensão, expectativas e nervosismo. Por isso não espere ficar totalmente relaxado.

8. Só você sabe que está nervoso. Nunca revele o seu nervosismo para o público. Raramente demonstramos o quanto estamos nervosos. Nas aulas do nosso curso de oratória é freqüente o aluno afirmar que estava muito nervoso e a platéia dizer que não percebeu nada. Uma coisa é o que você sente, outra o que transmite e fica visível para a platéia. Se o público não nota o seu grau de nervosismo vá em frente e faça sua apresentação.   

9. Memorize a introdução e a conclusão da palestra.

Percebendo que começa seguro, terá mais autoconfiança para continuar.  É preciso memorizar a introdução e também a conclusão para não vacilar.

10. Tudo em ordem. O medo que algo dê errado durante a apresentação pode deixar você muito nervoso. Certifique-se que todo o material de apoio e os recursos audiovisuais estejam em ordem. A organização completa traz a segurança de que tudo vai dar certo.

Texto extraído da apostila do nosso curso de Oratória. 

Veja também curso de oratória em CDs.

Veja outros artigos sobre Oratória & Comunicação.

Cursos de Oratória:

São Paulo
Instituto Passadori
www.passadori.com.br

Rio de Janeiro
Oratória Rogéria Guida
www.oratoriarogeriaguida.com.br

Belo Horizonte
Oratória Marlene Monteiro
www.cursooratoria.com.br

Salvador
Prof. Jailson Guimarães Pinheiro
www.solidaeventos.com.br
professor.jailson@hotmail.com

Porto Alegre
CDP – Centro de Desenvolvimento Pessoal
www.leoclidesmarcon.com.br

Florianópolis
IMCEV – Instituto Motivacional de Criatividade Expressão Verbal
www.imcev.com.br

Mais Opções:

Imprima este artigo (Versão para impressão amigável) Assine nosso RSS Palavras-chave: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Comente este texto!






Voltar para o Topo