Blog do Flávio Pereira da Cérebro & Comunicação
Celulares 8525-1140 9228-5754 8739-1797 9768-2049

Você tem boa Memória?

Publicado em Leitura Dinâmica & Memorização

Veja os Comentários

Já imaginou se você não se lembrasse do seu passado? Se você esquecesse de dirigir seu carro, onde mora ou de tudo o que aprendeu na escola? Nossa memória nos faz coerentes, ricos em conhecimentos, emoções e ações. Sem ela não somos nada. Não podemos raciocinar, julgar, comparar e imaginar. Quanto mais ela é eficiente mais vivemos, rendemos no trabalho e nos estudos. Quais as vantagens de se ter boa memória?
Lembrete

  • Maior eficiência: imagine-se lembrar sem recorrer a anotações.
  • Maior visibilidade: boa memória o fará ser admirado pelos outros.
  • Maior inteligência: inteligência é movida por conhecimento e este fica armazenado na memória.
  • Maior autoconfiança: porque você sabe que se lembrará das informações. Mais confiante, se sentirá mais competente e realizará mais.
  • Conquistar seu espaço: vivemos na Era da Informação. Mantenha sua margem de competitividade e preencha um espaço valioso, o das pessoas que tem conhecimento e memória invejável.
  • Ganhar tempo: quem não tem boa memória precisa reaprender ou tentar se lembrar do que já sabia e esqueceu. Tem que rever a matéria da escola, repetir muitas vezes o que leu para decorar.
  • Sucesso mais rápido: as pessoas de sucesso utilizam com mais eficiência aquilo que todos nós sabemos.
  • Economia: muito dinheiro é desperdiçado porque esquecemos o que aprendemos em treinamentos, na escola ou trabalho. Não perca dinheiro.  Memória é dinheiro.
  • Tranqüilidade: na hora de fazer provas, exames, vestibulares e concursos. Viu quantos benefícios você tem com uma memória boa. O que fazer para ter uma boa memória? Em primeiro lugar diminuir o estresse porque a eficácia da memória depende do nosso estado físico e emocional. O que é o estresse? É uma resposta do organismo e da mente a situações novas, tensas ou que exigem muita atenção. Vivemos numa sociedade que provoca diariamente o estresse contínuo devido ao trânsito, exigências de qualidade, mudanças constantes, excesso de informação, novas tecnologias, desemprego, insegurança sobre o futuro, aumento da violência, crises financeiras e competição no mercado. Vivemos tensos e cheios de preocupações.

Para diminuir o estresse você deverá praticar meditação, fazer relaxamento.

Existem diversas formas de praticar meditação e relaxamento. Uma delas é ouvindo música relaxante.

A musicoterapia é reconhecida como uma forma de tratamento para aliviar sintomas ou curar doenças.

A música relaxante permitirá:

  1. Estimular o cérebro;
  2. Mudar o estado de humor;
  3. Aumentar a receptividade ao novo conhecimento.

Outra forma de controlar o estresse é praticando a respiração consciente, lenta e profunda, a qual permitirá:

  1. Colocar mais oxigênio no cérebro;
  2. Maior concentração;
  3. Diminuir a tensão muscular;
  4. Diminuir o estresse e a ansiedade.

Treinamento diário. Não há pessoas com memória fraca, mas sem técnica e treino. Não há memória boa ou má, há memória cultivada ou não cultivada. A memória é como as nossas outras capacidades, se deseja desenvolvê-la, exercite-a constantemente. Eduque-a.

Exercício: pegue um pequeno texto de um jornal ou revista, leia-o, depois tente responder questões como esta: Qual o título? Qual o nome do auto? Sobre o que é o texto? Quem escreveu o texto? Qual a importância do assunto? Tente lembrar de datas, números, etc. Procure um assunto que você goste muito. Após um mês sua memória estará recuperada. Faça isto sempre, se não voltará ao ponto inicial.

Dica: estimule a memória e o cérebro. Veja este vídeo:

(Either JavaScript is not active or you are using an old version of Adobe Flash Player. Please install the newest Flash Player.)

Mais Opções:

Imprima este artigo (Versão para impressão amigável) Assine nosso RSS Palavras-chave: , , ,

Comente este texto!






Voltar para o Topo