Blog do Flávio Pereira da Cérebro & Comunicação
Celulares 8525-1140 9228-5754 8739-1797 9768-2049

Treinar o Cérebro

Publicado em Leitura Dinâmica & Memorização

Veja os Comentários

inteligenciaConcentração

Raciocínio

Memória

Agilidade Mental

Saúde Mental

Desempenho Cerebral

A melhor maneira de ter bom desempenho na escola ou no trabalho é ter uma boa memória e raciocínio e isto você consegue treinando o cérebro regularmente.

Baseado em pesquisas de neurociências criamos um programa de exercícios destinados a promover ganhos de memória, concentração e agilidade mental.

O método consiste em exercícios práticos que enfocam funções cerebrais específicas, os quais influenciam a saúde e o desempenho do cérebro.

Assim como o professor de Educação Física auxilia a melhorar o desempenho físico, no Treinamento do Cérebro, o professor orienta você nos exercícios cerebrais, ajudando-o a verificar o seu progresso.

Objetivos do Treinamento do Cérebro

brainWeightsEstimular o cérebro.
Melhorar o raciocínio.
Aprender a pensar.
Desenvolver a concentração.
Desenvolver a percepção.
Desenvolver a leitura ativa e crítica.
Estimular a inteligência multifocal.
Aumentar o capital intelectual.
Aprender a trabalhar os “músculos” cerebrais.
Aprender a estimular o cérebro.
Aumentar o Q.I. (quociente de inteligência)
Aprender como funciona o cérebro.
Treinar a escuta ativa, o olhar ativo. 
.

stockxpertcom_id386701_size0-20080821142005.jpg.thumbAumentar a auto-estima com relação à inteligência.
Aprender a gostar de ler.
Aprender a ser autodidata: estudar sem professor.
Motivar-se para o estudo e trabalho.
Aprender a estudar.
Aprender a aprender.
Aprender a aprender rápido.
Aprender a gostar de aprender.
Aprender o valor econômico do que aprendeu.
Aprender a desenvolver a inteligência.
Melhorar o desempenho escolar.
Melhorar o desempenho no trabalho.
Melhorar o desempenho nos concursos.

coaching_image1Pensar estrategicamente.
Gerar resultados práticos.
Ser mais objetivo.
Ter maior velocidade de raciocínio.
Ter maior velocidade de ação e decisão.

Saber apresentar soluções inteligentes e inovadoras.
Capacidade para antever situações e fazer a prevenção de problemas.
Usar o pensamento lateral (enxergar múltiplas soluções).
Maior flexibilidade de pensamento.
Tirar o cérebro da zona de conforto.
Identificar habilidades não desenvolvidas.
Ser mais competitivo, criativo e produtivo.
 Lembrar de conteúdos para provas, exames e concursos.
.
11_19brainMelhorar a memória:
.
Lembrar de nomes, tarefas, números e compromissos.
Lembrar de fatos do cotidiano e assuntos relacionados ao trabalho.
Lembrar de conceitos e idéias.
Lembrar o que ouve.
Estimular a memória.
Reverter a perda de memória.
Prevenir problemas de memória.
Treinar os sentidos (ver, ouvir, tocar, cheirar, sentir o gosto).
Promover a longevidade cerebral.
.
Quebrar paradigmas (crenças em valores ultrapassados).
Superar preconceitos sobre matérias escolares.
Desenvolver novos padrões de comportamento diante do ato de estudar.
.
Quais as diferenças entre o estudo tradicional e o Treinamento do Cérebro?
.
Quatro diferenças básicas:
.
1) Na escola o cérebro do aluno é condicionado muitas vezes a aprender numa postura passiva. O professor fala, o aluno escuta, depois faz a prova. O aluno não faz análise crítica e comparativa dos conteúdos ensinados. Exemplo: ele aprende História e Geografia, mas o professor não ensina a correlacionar os assuntos e a pensar criticamente.
.
2) Na escola o aluno não aprende a estudar e a memorizar. O estudante decora a matéria e não a compreende, não assimila raciocinando. O aluno estuda para a prova e dias depois esqueceu a maior parte da matéria. Lembra de quanto você estudou? Quantas informações foram esquecidas!
.
3) O estudante não sabe exatamente como e onde aplicar o conhecimento na vida pessoal e profissional. Muitos conteúdos estão desconectados da vida real.
.
4) O aluno desenvolve crenças prejudiciais como “matemática é difícil”, “química é chato”.
.
5) A aluno é colocado numa sala com 30, 40 ou mais alunos. As necessidades, as expectativas e as dificuldades do estudante, não são tratadas devidamente.
.
No Treinamento do Cérebro o aluno recebe atenção especial e aprende a dominar o conhecimento através do envolvimento ativo. O aluno aprende a: .
.

000372982Questionar, refletir, criticar, debater, avaliar e opinar.
Concentrar, raciocinar, perceber e integrar.
Comparar, relacionar, selecionar e julgar.
Classificar, ordenar, associar e sintetizar.
Planejar, organizar e estruturar.
Ver implicações e conseqüências.
Interagir com o conhecimento.
Encontrar o sentido: aplicar o conhecimento.
Contextualizar e descontextualizar.
Detectar lógica.
Descobrir opções.
Romper as crenças negativas sobre o estudo.
Associar, desenhar e memorizar
Analisar, interpretar e completar.
.
No Treinamento do Cérebro o aluno aprende a:

A observar, a treinar a
percepção ativa.
auto-ajuda-como-usar-imaginacao-favor-460x345-brEnxergar aplicações práticas dos exercícios na vida real.
Enxergar vantagens em situações aparentemente sem benefícios.
Descobrir oportunidades disfarçadas.
A sair de situações difíceis.
Descobrir relações entre diferentes tipos de informação (ex.: exercício de raciocínio lógico e inteligência emocional).
Chegar a soluções através de caminhos mais curtos.
Sair do “piloto automático” e experimentar o inesperado.
Despertar curiosidade.
Experimentar, vivenciar, testar.
Falar, escrever, ensinar, fazer.
Agir, mudar, solucionar.
Aplicar o conhecimento a novas situações.
Solucionar problemas.
.
“Dialogar” com o conhecimento.
Imaginar, inventar, criar, recriar.
Construir e reconstruir.
Criar desafios pessoais.
Superar limites.
Reabilitar-se cognitivamente.
Realizar cálculos complicados rapidamente.
Aprender atalhos matemáticos mentais.
Aprender a fazer contas de cabeça.
.

rubiks_cubeOs exercícios do Treinamento do Cérebro são:

Práticos
Desafiadores
Lúdicos
Divertidos
Apresentados de acordo com a capacidade de cada aluno.

O Treinamento do Cérebro ajudará você a explorar ao máximo as suas potencialidades intelectuais.

Você receberá um certificado após completar o programa de exercícios.

Perguntas Freqüentes

Vocês oferecem dois treinamentos. Qual a diferença entre o Treinamento do Cérebro e o Treinamento da Mente?

Resumimos as diferenças aqui: 

No Treinamento do Cérebro: você aprende a desenvolver a memória, o quociente de inteligência (Q.I.), as estratégias de pensamento e aprendizagem, o raciocínio analítico, estimular o cérebro, a inteligência lógica, a percepção racional, a compreensão, a interpretação, a informação consciente; trabalha-se o hemisfério esquerdo do cérebro,

No Treinamento da Mente trabalha-se o hemisfério direito do cérebro, o desenvolvimento interior, o quociente de inteligência emocional (Q.E.): você aprende a desenvolver as relações interpessoais (assertividade, comunicação) e intrapessoais (autoconhecimento), a criatividade, a imaginação, a linguagem inconsciente, as sensações (sentidos) e a analisar os sonhos.

LADO ESQUERDO DO CÉREBRO. Predomina: LADO DIREITO DO CÉREBRO. Predomina:
Razão Emoção
Lógica Intuição
Raciocínio Criatividade. Imaginação.
Racionalidade Espiritualidade
Matemática Artes. Pintura. Cores. Desenho. Imagens. Visual.
Conteúdo Formas. Percepção espacial.
Técnica Assertividade
Fechamento Abertura
Engenheiro Arquiteto
Linguagem consciente Linguagem inconsciente
Letra, conteúdo. Música. Rima. Ritmo.
Compreensão, interpretação Sensação

.

cerebro_direitoPosso fazer os dois treinamentos ao mesmo tempo?

Pode e é melhor. Quando ativamos os dois hemisférios cerebrais aumentamos o nosso desempenho em todos os sentidos. Para ilustrar: um engenheiro civil (hemisfério esquerdo) será um melhor profissional quando ele treina o seu hemisfério direito (arquiteto). Você pode fazer duas aulas por semana: uma para o Treinamento do Cérebro, outra para o Treinamento da Mente.
Nada impede de você fazer um só treinamento. A escolha do treinamento dependerá da sua necessidade.

Quantas aulas são necessárias?

Da mesma forma como freqüenta uma academia de ginástica, o aluno pode freqüentar quantas aulas desejar, até sentir que atingiu o ponto ideal quanto a sua necessidade.
Recomenda-se no mínimo três meses de aula.

bigstockphoto_Problem_Solving_Series_700575Como funciona o método de ensino?

O aluno aprende a trabalhar todos os processos mentais através de exercícios interessantes. No Treinamento do Cérebro o aluno aprende a estimular o pensamento lógico, a desenvolver a agilidade de pensamento, a inventividade e a estimular a iniciativa pessoal para empreender. O aluno é estimulado a aprender por si próprio, a tornar-se autodidata, desenvolver a autoconfiança e a própria genialidade, para superar os desafios na escola, trabalho e na vida. 

Por que é bom fazer os exercícios do Treinamento do Cérebro?

A lentidão de raciocínio e a falta de memória tem sido uma das maiores causas de reprovação de muitos alunos e de candidatos a concursos.

Muitos funcionários perdem chances de serem promovidos porque tem baixo desempenho nos estudos.  

“Currículos escolares transformam muitas vezes crianças espertas e criativas em crianças desinteressadas, acríticas e conformistas.” Psic. Ursula Santos.

O Treinamento do Cérebro ajuda a aumentar a autoestima com relação aos estudos, ao trabalho e a vida em geral, porque o aluno aprende a gostar de estudar, ler e raciocinar, através de exercícios intrigantes. Ele se torna mais alerta, mais curioso, mais ativo e inteligente.

foto_estudo_acompanhadoTenho dificuldade para aprender e temo não conseguir fazer os exercícios do Treinamento do Cérebro?

O professor Flávio e sua assistente orientará você passo a passo a partir de exercícios fáceis até você conseguir fazer os mais difíceis. Você precisa quebrar o falso conceito de que é “pouco inteligente”, já nasceu “assim” ou tem a “memória fraca”. Todos podem melhorar. Campeões de concursos públicos e vestibulares relatam em livros que não são gênios. Eles apenas são esforçados e treinam bastante.

Por que não gostamos de certas matérias como química ou matemática?

Porque desenvolvemos crenças desde a infância. Quando você era criança se tivesse um bons professores de matemática, pacientes, com boa didática, aprenderia a gostar de matemática. Os próprios professores e pais têm crenças erradas sobre estudar matemática ou outra matéria dita “difícil”, e transferem seus bloqueios para os filhos ou alunos. Muitos professores não sabem ensinar matemática. No Treinamento do Cérebro você aprenderá a superar os bloqueios de aprendizagem.

ginastica-cerebral1Quais os tipos de exercícios são usados no Treinamento do Cérebro?

Enigmas, charadas, quebra-cabeças, testes e problemas de lógica, jogos e desafios com palavras e sentenças, habilidades com números e desenhos, jogos de memória, desafios visuais (ilusão de ótica), testes de perspicácia, de percepção, de imaginação, de dedução, perguntas inteligentes, jogos de raciocínio, de inteligência, de conhecimento, de eficiência mental, de paciência, de construção, de solução por exclusão, teste de detetive, etc. Todos os tipos de jogos e exercícios para intrigar, provocar, desafiar e divertir o cérebro.

Qual a diferença em fazer os exercícios do Treinamento do Cérebro e os encontrados em livros?

Os livros limitam-se a apresentar o exercício, na maioria das vezes sem explicar como fazer os mesmos, criar atalhos. No Treinamento do Cérebro o professor ajuda você a correlacionar o exercício com as atividades da vida, ampliando a visão e mostrando o emprego prático dos conceitos, tanto na vida pessoal como na profissional.
.
Qual o fundamento do Treinamento do Cérebro?tomographic_image2b1
.

A saúde e o desempenho do cérebro podem ser influenciados com exercícios ou “ginástica cerebral”.

Pesquisas de neurociências revelam através de imagens do cérebro (ver fotos ao lado), que atividades específicas melhoram a saúde do cérebro, estimulam a agilidade mental, desaceleram o declínio mental ou envelhecimento cerebral.

 

O cérebro precisa de novos desafios, do contrário, estaciona numa zona de conforto e é pouco aproveitado.
Os exercícios ajudam o cérebro a se manter mais ativo, por mais tempo, retardando o seu envelhecimento. Da mesma forma como retardamos o envelhecimento fazendo ginástica numa academia.
Trabalhar zonas cerebrais pouco utilizadas amplia o nosso desempenho.

fotoAmpliada_1998Dois livros excelentes sobre neurociências de cientistas renomados:
Neurociência Cognitiva, Michael Gazzaniga
Neurociência do Comportamento, de Bryan Kolb

Pesquisas de neurociências também revelam que possuímos diferentes tipos de inteligência e que estas podem ser estimuladas.

 A neurociência comprou que os neurônios – de crianças, jovens ou adultos - crescem, modificam-se, regeneram-se e fortalecem-se quando o cérebro é estimulado com exercícios mentais.

No Treinamento do Cérebro exercícios em todos os níveis de dificuldade são usados para estimular os diferentes tipos de inteligência.

Quais os tipos de inteligência?fotoAmpliada_803

Lingüística, lógico-matemática, visuo-espacial, cinestésico-corporal, artístico-musical, intrapessoal e interpessoal.

No Treinamento do Cérebro as inteligências são trabalhadas para você melhorar seu desempenho em situações reais da vida.

Um  excelente livro sobre o assunto é o Inteligências Múltiplas de Howard Gardner.

Qual a garantia de obter os resultados?
.

A partir das primeiras aulas o aluno percebe os resultados. São centenas de exercícios práticos que ficam incorporados na forma de pensar e agir do aluno.
.
Quais os dias e horários do curso Treinamento do Cérebro?
.
O aluno pode escolher os dias e horários mais convenientes. 
Ele assimila o conteúdo em seu próprio ritmo. O treinamento permite um acompanhamento especial das suas dificuldades e conseqüentemente um melhor aprendizado. Permite que o aluno interrompa o treinamento a qualquer momento, retomando as aulas quando for conveniente, sem nenhum prejuízo da aprendizagem.
.

Quantos alunos tem na sala de aula?

De um a cinco alunos.

Qual a freqüência das aulas?

Uma aula ou duas aulas de uma hora por semana.

Tarefas para casa?

Sim. É importante treinar diariamente.

students-studyingQuem pode participar do Treinamento do Cérebro?
Qualquer pessoa a partir de 10 anos de idade: estudantes, executivos, profissionais liberais, pessoas com dificuldades relacionadas à memória, à concentração, ao raciocínio, ao baixo rendimento escolar ou em atividades intelectuais relacionadas ao trabalho. Pessoas que já tem bom desempenho na escola ou trabalho podem melhorar ainda mais o seu rendimento.

Qual o valor do investimento?

Mensalidade: R$ 155,00 + material didático (consulte) por aluno com direito a uma aula por semana.
Mensalidade: R$ 295,00 + material didático (consulte) por aluno com direito a duas aulas por semana.

Sala com dois a cinco alunos.

Aula Particular:

Mensalidade: R$ 210,00 + material didático (consulte) com direito a uma aula por semana.
Mensalidade: R$ 360,00 + material didático (consulte)
com direito a duas aula por semana.

Os valores são pagos no primeiro dia de aula de cada mês.

Quem é o professor?

É professor Flávio Pereira + sua assistente.

Para realizar o Treinamento do Cérebro entre em contato pelo telefones no ropé desta página.

Mais Opções:

Imprima este artigo (Versão para impressão amigável) Assine nosso RSS Palavras-chave: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

5 Comentários | Comente!

  • 1

    Flávio | 24/09/2009 às 9:02

    João
    Qual curso você está se referindo?
    Flávio

  • 2

    Aloizio Carlos da Silva | 16/11/2009 às 9:05

    As informações contidadas neste site e de muita importancia para muitos, principalmenre aqueles que ainda não lerão sob o asunto.

    Parabens pelo seu trabalho.

  • 3

    maria ferreira | 20/11/2009 às 15:05

    tambem gostei muito do assunto: treinamento do cerebro, nao tenho disponibilidade para frequentar aulas, gostaria de saber se tem algum material,que pudesse substituir, via internet,ou correio.
    obrigada

  • 4

    LEO DANTAS | 25/11/2009 às 21:07

    GOSTANDO DE ESTUDAR

  • 5

    sonia | 09/12/2009 às 15:07

    Oi, gostei muito do assunto, sou psicopedagoga, e gostaria de ter em mãos um bom livro de aprendizagem infantil com diverços trabalhos exercícios; jogos, etc.
    Grata, SOnia de Belo Horizonte.

Comente este texto!






Voltar para o Topo