Blog do Flávio Pereira da Cérebro & Comunicação
Celulares 8525-1140 9228-5754 8739-1797 9768-2049

Motivação para Estudar

Publicado em Leitura Dinâmica & Memorização

Veja os Comentários

mulher_lendo-4Às vezes não temos motivação para estudar porque:
1) Não entendemos a matéria.
2) Não gostamos do professor.
3) Não gostamos da matéria. Achamos que a matéria não vai servir para nada. Achamos a matéria chata.
Veja as soluções para os desafios acima:

1) Não entendemos a matéria.

Use a criatividade. Encare a matéria de outra forma. Provavelmente você não está usando o melhor método de estudo para a matéria. Procure colegas para saber como eles estudam. Converse com seu professor e mostre suas dificuldades.

Vamos supor que você não goste de estudar inglês por achar difícil entender o idioma. Você pode adquirir métodos que ensinam inglês com música e tornar mais agradável a aprendizagem. Procure livros diferentes do que a escola recomendou. Quando eu fiz o curso de psicologia o livro de anatomia que o professor recomendou era muito chato, tinha poucas ilustrações e era em preto e branco, então eu procurei um livro cheio de ilustrações e colorido. Passei a gostar da matéria.

2) Não gostamos do professor.

Tente se aproximar do professor, conversar com ele. Às vezes é só uma questão de antipatia gratuita. Outras vezes o professor tem apenas um jeitão de ruim, muito sério, etc. Conversando com ele poderá mudar de opinião sobre ele. Use a criatividade para encontrar pontos positivos sobre o professor. Separe a matéria da figura do professor. O professor fica na escola e você vai embora, segue sua vida.

3) Não gostamos da matéria.

Use a criatividade e procure encontrar relações agradáveis entre os tópicos da matéria e sua vida pessoal ou relações entre a matéria e outras disciplinas. Conhecimentos de matemática são usados nas aulas de Física. Fale com seus professores para ajudá-lo a descobrir estas relações.

Procure entender os aspectos profissionais relacionados com a matéria. Visite empresas que usam a matéria que você não gosta. Ex.: se não gosta de química, ao visitar uma fábrica de perfumes poderá mudar de opinião. A aplicação prática esclarece o conhecimento teórico chato.

Faça como a moça foto. Relaxe, use a criatividade e desenvolva o hábito de ler e curtir os estudos.

 Texto extraído da apostila do nosso curso de Leitura Dinâmica.

Veja também curso de Memorização em CDs

Veja outros artigos sobre aprendizagem, leitura dinâmica e memorização.

Um abraço

Flávio Pereira

Mais Opções:

Imprima este artigo (Versão para impressão amigável) Assine nosso RSS Palavras-chave: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Comente este texto!






Voltar para o Topo