Blog do Flávio Pereira da Cérebro & Comunicação
Celulares 8525-1140 9228-5754 8739-1797 9768-2049

Mente ativa nas aulas

Publicado em Leitura Dinâmica & Memorização

Veja os Comentários

kaerabtCOMO  MEMORIZAR  AULAS EXPOSITIVAS

Enquanto o professor fala anote as palavras-chave ou frases-chave. As palavras-chave servem de bússola para você lembrar de outros assuntos comentados pelo professor. Sente nas primeiras cadeiras, próximo do professor. Não tente anotar tudo porque perderá assuntos importantes. Ao final da aula ou em casa, revise a matéria procurando lembrar das anotações sem revê-las. Estará treinando sua memória. Só depois confira o material anotado. Faça assim após cada aula no máximo 24 horas ( IMEDIATA ) depois. Nunca deixe para revisar dias depois da aula porque a matéria já entrou em processo de extinção.

 O ato de anotar as palavras-chave durante a aula e fazer a revisão imediata são um ótimo exercício para a concentração e a memória. Ao ficar só ouvindo o professor, você acaba divagando várias vezes e não consegue acompanhar todos os passos da aula. Quando o cérebro está presente, agindo totalmente, porque você escreve e ouve de modo atento, ele funciona melhor. Ao olhar para o caderno vai visualizando e assimilando melhor a matéria. Você já pode ir fazendo um esboço esquemas ou diagrama. Note que você não deve ficar escrevendo o tempo todo ( o que tira sua atenção da fala do professor ), apenas o suficiente para registrar as palavras-chave e fazer um esquema. Filtrar o é essencial. Aprenda a filtrar pelo ouvido. Este ato consciente vai deixar você mais receptivo.

Os esquemas servem para fazer revisões. O importante é fazer revisões programadas e espaçadas durante as semanas ou meses que antecedem o exame. Revisará os pontos importantes. Quem sabe captar o essencial das aulas e faz revisões imediatas e as programadas fica sempre em dia com os estudos. Isto gera mais satisfação pessoal porque sabe que está aprendendo mesmo. Quando a satisfação nos estudos vira um hábito o desempenho do cérebro, a memória e o raciocínio e a auto-estima melhoram bastante. Muita gente sai da escola e não lembra de quase nada do que aprendeu. Depois tem que estudar tudo de novo. Quanto desperdício! Sabe por que as pessoas estudam, estudam e estudam? Porque elas esquecem, esquecem e esquecem!

 Quanto mais o cérebro aprende de verdade mais fácil fica lembrar, porque o processo associativo natural do cérebro entra em ação e resgata o que desejamos lembrar. As revisões servem para familiarizar cada vez mais seu cérebro com o novo conhecimento e também para informar à memória que aquele assunto é de fato importante. A característica do cérebro é o esquecimento pois ele precisa manter na memória só o que é importante. O grande problema dos estudantes é que eles não tem o hábito de fazer revisões programadas até chegar o dia do exame. Na verdade estão dizendo para o cérebro que os assuntos estudados não são tão importantes e acabam esquecendo a matéria. Mais tarde o esforço para lembrar e entender o assunto será bem maior, além de gerar desgaste, estresse e frustração. Estudar então se torna quase uma tortura para alguns estudantes. Concluindo:  você deve criar o hábito de usar o cérebro com técnica, ativando-o totalmente. Concentre-se nas aulas, anote as palavras-chave, faça esquemas,  MANTENHA O CÉREBRO PRESENTE NO QUE ESTÁ FAZENDO,  faça a revisão imediata ( máximo 24 h depois ) e as revisões programadas / espaçadas  até chegar o dia do exame.

atyaaacamwqnl5tvvauoqqrvm6pdve5_2gsf7cbw5awdqmcovsmg8egp8f9wqckf3biz87vk3yv3ruqzakaoe405xentajtu9vccbj9hefmpyrrxwvzaw6c4o3fqewOlha aí na foto ao lado o que acontece quando você não conhece técnicas para manter a mente ativa.

Duvido que este aluno dormisse com uma professora como a da foto!

 

 

 

 

 

 

  

Texto extraído da apostila do nosso curso de Memorização.

 

Veja também curso de Memorização em CDs

 

Veja outros artigos sobre aprendizagem, leitura dinâmica e memorização.

 

Um abraço

 

Flávio Pereira

 

Mais Opções:

Imprima este artigo (Versão para impressão amigável) Assine nosso RSS Palavras-chave: , , , , , , , ,

Comente este texto!






Voltar para o Topo