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Memória & Estudo Eficaz

Publicado em Leitura Dinâmica & Memorização

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lesen1A memorização da matéria tem por base o estudo eficaz o qual segue métodos.
Os métodos que apresentaremos a seguir ajudarão na aprendizagem.
Use os métodos que mais se adaptarem a você, isolados ou vários ao mesmo tempo.
Boa parte dos métodos, por serem semelhantes ou estarem interligados, permitem serem trabalhados um ajudando o outro (= sinergia). Entenda “método” as técnicas, princípios, regras e leis que facilitam a aprendizagem.

1. Método da síntese. Faça resumos pessoais. Ao escrever à sua maneira, você cria uma situação conhecida e fixa melhor as idéias. Adquira o hábito de sintetizar o que estudou. Encontre a essência. Resuma o que lê e desenvolverá também seu português e a forma de se comunicar. Será mais objetivo. Ganhará tempo. Leia seu texto, sintetize, selecione as palavras-chave e crie um esquema.

2. Método das palavras – chave. Use palavras-chave para construir uma cadeia de idéias, de maneira que o tema fique coerente, claro, direto. As palavras-chave evocam idéias importantes e ao mesmo tempo devem ligar um bloco ao outro.  Cada palavra-chave deve lembrar imediatamente a seguinte. Elas formam uma espécie de mini texto dentro do texto completo. Forme um conjunto lógico, facilmente memorizável. Prepare engenhosamente seu texto. Uma idéia deve puxar a seguinte sem grande esforço. Palavras-chave servem como carro-chefe para atrair outras mensagens. Você deve escolher as melhores palavras: curtas, familiares, fáceis de serem entendidas e pronunciadas.

3. Método da clareza. Escreva com clareza e simplicidade. Defina bem suas idéias. Quando as palavras não estão bem colocadas ou não entendemos devidamente o seu significado, a assimilação é deficiente. Pergunte-se sempre: isto interfere na clareza? Em caso afirmativo, não vacile, elimine o que for complicado, confuso, duvidoso. Entre duas palavras com o mesmo sentido escolha a mais simples, porque é mais fácil de ser memorizada. Ex.: entre procrastinar e adiar,  implementar e realizar, fomentar e estimular, otimizar e melhorar, prefira as palavra grifadas.

4. Método da objetividade ou da economia. Entre duas palavras com o mesmo sentido escolha a mais curta. Ex.: entre empreender e fazer, escolha a última. Facilite sua memória. Não complique com  palavras longas. Elimine historietas desnecessárias para não sobrecarregar a memória. Prefira palavras econômicas em termos de tempo para pronunciá-las e energia para memorizá-las.

5. Método da familiaridade. Compreenda o significado do que está memorizando. É mais fácil você fixar uma lista de palavras que conheça o significado, do que uma que não conheça.  Substitua as palavras que não conhece por aquelas que conhece. Use sinônimos.

6. Método da ordenação.  A ordem facilita a memória. Apresente suas idéias numa ordem lógica: tópico A torna compreensível ou lembra B, B torna compreensível ou lembra C, e assim por diante. Anote as mensagens essenciais. Memorize-as numa ordem. Por ordenação entenda seqüência lógica, gradual, compreensível. Coloque os dados simples precedendo os complicados, o concreto ao abstrato, o real ao ideal, o conhecido ao desconhecido. Cada passo deve ser resultado do anterior e preparar o seguinte. Existe sempre uma primeira coisa a fazer, uma segunda e assim por diante; cumprindo-se a ordem, a idéias secundárias aparecerão automaticamente na memória.                                          

7. Método das fichas. Use pequenas fichas compradas em papelaria. Escreva tópicos – títulos, um em cada ficha. Exemplo: se estiver falando sobre locomotivas, coloque todas as referências a locomotivas à lenha numa ficha, numa outra as sobre locomotivas à diesel. Coloque as fichas numa ordem de importância, a fim de tornar o assunto mais compreensível. O método das fichas é flexível pois permite acrescentar, eliminar ou alterar facilmente tópicos e a ordem. Escreva de forma super resumida. Resumos, esquemas, fórmulas e tudo o que for importante podem ser anotados nas fichas. Fichas de revisão: habitue-se antes de dormir, nas vésperas de exames, a dar uma olhada nas fichas.

8. Princípio das imagens / visualização: a informação quando apresentada sob a forma de imagens (figuras, desenhos, ícones, fotografias) fixa-se melhor na memória. Conceitos podem ser transformados em imagens. A imagem é a melhor ferramenta para a memorização. Elas são superiores às palavras. A memória prefere imagens a palavras. É mais fácil lembrar de um filme do que a leitura de um livro com o mesmo tema. Crie uma história com cenas movimentadas sobre o que estuda e fixará melhor a matéria.

9. Lei da nitidez. Duas coisas têm mais probabilidade de serem associadas, quanto maior for a nitidez com que tenham ocorrido juntas. A memória só recupera informações que recebe de modo claro.

10. Princípio da recentidade. Lembramos melhor uma coisa mais recente. Duas coisas têm mais probabilidade de serem associadas, quanto mais recentemente tenham ocorrido juntas.

11. Lei da freqüência. Duas coisas têm probabilidade de serem associadas, quanto mais freqüentemente tenham ocorrido juntas. Quanto mais estudamos mais aprendemos. No entanto mera repetição não garante retenção duradoura. É indispensável haver aprendizagem ativa. Um número grande de repetições, feitas mecânica e passivamente, dá menos resultado do que um número menor e ativo delas.

  Texto extraído da apostila do nosso curso de Memorização.

 

  Veja também curso de Memorização em CDs

 

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  Um abraço

 

  Flávio Pereira

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2 Comentários | Comente!

  • 1

    LUCIMAR CÉSAR | 23/04/2009 às 6:25

    Este Blog caiu do céu para mim. É o meu fiel pronto socorro. Tinha enormes dificuldades nas memorizações das leituras e concentração. Suas dicas está permitindo minha evolução acelerada.
    Se fosse relatar outros benefícios, o espaço seria ínfimo, rsrsrsrs………..
    Parabéns a toda equipe ! terão sempre minha gratidão e fidelidade.
    Mil carinhos a todos do Lucimar César

  • 2

    justiniano alves dos santos | 30/09/2009 às 15:30

    Beleza de explicação, tenho muita dificuldade de memorizar e concentrar na leitura, quando era menino levei muita pancada na cabeça, não sei se isso foi o problema.
    Gostei muito da explicação obrigado

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