Blog do Flávio Pereira da Cérebro & Comunicação
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Memória e Sono

Publicado em Leitura Dinâmica & Memorização

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sleep-learning1Para você ter uma boa memória deverá ter um bom sono, pelo menos 7 horas. Quando não se dorme bem a concentração e o raciocínio são prejudicados o que afeta a capacidade de assimilação. A pessoa precisa ler ou estudar várias vezes para memorizar.  Noites mal dormidas provocam sonolência e cochilos durante o dia. Alguns alunos dormem em cima dos livros, não conseguem manter a motivação para estudar porque descuidam da qualidade do sono.

Como o corpo o seu cérebro também precisa descansar. No sono o cérebro se desliga dos sentidos e do trabalho mais pesado que é pensar, raciocinar e gerenciar as emoções. No entanto o cérebro trabalha “leve” para processar, revisar e armazenar as informações na memória durante o sono. O cérebro “salva” o conhecimento acumulado durante o dia. A redução no tempo de sono pode afetar a memória, porque o cérebro não terá tempo suficiente para salvar as informações. Para salvar um arquivo no seu computador você precisa de um certo tempo, caso interrompa a operação, o computador não salva o arquivo. O mesmo acontece com o cérebro. Ele precisa de cerca de 7 horas.

Algumas pessoas tiram uma soneca depois do almoço o que é aconselhável para repor as energias.
Não tente dar uma de herói e dormir pouco porque não compensa. Você gasta tempo e energia desnecessários.

Para ter uma boa noite de sono e consequentemente melhorar a memória, planeje sua vida.
Estabeleça horários para dormir, levantar, estudar, fazer as refeições, assistir televisão, se divertir. Nem pense abrir mão do sono.

Atenção: se você tem algum distúrbio do sono, poderá ter sua memória afetada e prejudicar a leitura e os seus estudos. Procure um neurologista para verificar se você não sofre, por exemplo, de narcolepsia (excesso de sono)  ou de insônia.

Veja este vídeo para começar a entender o seu problema de sono.
Globo Reporter – Distúrbios do sono Parte 1

[flash http://www.youtube.com/watch?v=1FW1S9bPcMY&feature=related]

Exercício de reflexão: você anda assistindo televisão ou fica na frente do computador até tarde da noite? Já pensou no que está fazendo de errado para ter problemas de sono? Já consultou um neurologista?

Um abraço,

Flávio Pereira

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