Blog do Flávio Pereira da Cérebro & Comunicação
Celulares 8525-1140 9228-5754 8739-1797 9768-2049

Leitor ativo esperto

Publicado em Leitura Dinâmica & Memorização

Veja os Comentários

 

SCENE STILLO leitor ativo (dinâmico) desenvolve qualidades ou características pessoais que o fazem ler com maior compreensão, velocidade e retenção. As qualidades ou características são estas:

 

CONSCIÊNCIA. Saber que em cada texto há um tesouro a ser explorado, que é o conhecimento que vai mudar a sua vida. É nesta tomada de consciência que o leitor coloca toda a sua energia e intenção.

 

INTENCIONALIDADE.  Assumir a concentração total. O leitor ativo é um agente cheio de intenção. Intenção do quê? De mudar. Identificada sua missão de vida o indivíduo estará cheio de desejo para concretizá-la.  Missão de vida é aquilo que nos realiza plenamente, nos torna pessoa útil e nos dá prazer. Pode ser uma profissão, uma obra ou projeto a realizar. Identificada a nossa missão de vida todas as nossas atitudes serão direcionadas com o intuito de concretizar a missão. Quando você pega um livro relacionado à sua missão ou interesse fica cheio de intenção para aproveitar a leitura.

 

MUTABILIDADE. O leitor ativo é um agente de transformação. Ele se deixa mudar profundamente pelo texto. O texto por sua vez o transforma também profundamente. Para o leitor ativo a leitura é fonte de mudanças. Todos queremos ser alguém. Este vir-a-ser alguém constitui a mudança. Mudar é procurar o novo.

 

OBJETIVIDADE. Significa mover-se em direção a um propósito de vida claríssimo. Um estudante que não tem certeza do curso universitário que realiza, fica confuso, perde o interesse e desanima. Sua leitura será lenta, cansativa, desestimulante. Muitas pessoas não conhecem sua missão de vida, a sua verdadeira vocação. Se você a conhece terá prazer em trabalhar. Será uma pessoa dinâmica, cheia de energia. Um profissional que gosta do que faz, tem muito interesse nos livros da sua atividade. Lerá de modo mais concentrado, rápido e produtivo.

 

DIREÇÃO. Significa mover-se em direção ao propósito escolhido sem perder o rumo certo. É fácil de perder o caminho quando não temos claro na mente a nossa missão ou propósito de vida. Se você escolheu como missão de vida ser um advogado não ficará perdendo tempo com assuntos que não interessem a esta profissão.

 

AGILIDADE. Tomar uma atitude. Colocar em prática o conhecimento adquirido. A experiência faz o leitor ser mais ágil no raciocínio.

 

RAPIDEZ. Uma pessoa que não lê na velocidade que o mundo se transforma fica ultrapassada em pouco tempo.

 

SELETIVIDADE. Diante da avalanche de informações através de revistas, jornais e livros e Internet precisamos filtrar as informações realmente úteis.

 

COMPREENSÃO EFICAZ. Do que adianta ler rápido se você não compreende o que está lendo.

 

REALIZAÇÃO. Tornar real, concretizar o que idealizou. Terminar o que começou. Algumas pessoas agem muito mas não conseguem concluir o que idealizaram, porque estão confusas. Não sabem exatamente o que querem da vida. O leitor dinâmico procura realizar os conceitos que assimilou. Ele é pragmático.

 

GRANDE PRAZER: o leitor ativo sempre encontra um lugar para ler e compartilhar conhecimentos. Veja a foto acima. Isso é que é gostar de ler!

 

Conclusão: pelo que você acabou de aprender ser um leitor dinâmico não é simplesmente conhecer algumas técnicas de leitura veloz. O leitor dinâmico tem qualidades comportamentais que o diferem das outras pessoas.

Nota: o leitor gosta tanto de ler que para ele mesmo naquelas horas (antes ou depois de fazer amor) ele pode apreciar um livro ou revista com a amada. Veja a foto! 
Texto extraído da apostila do nosso curso de Leitura Dinâmica. 
Veja também
curso de Memorização em CDs 
Veja outros artigos sobre
aprendizagem, leitura dinâmica e memorização.

Um abraço
Flávio Pereira

Mais Opções:

Imprima este artigo (Versão para impressão amigável) Assine nosso RSS Palavras-chave: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Comente este texto!






Voltar para o Topo