Blog do Flávio Pereira da Cérebro & Comunicação
Celulares 8525-1140 9228-5754 8739-1797 9768-2049

Sono & Poder

Publicado em Controle Mental

Veja os Comentários

sonoA programação da mente usa o sono? Sim. Todas as mensagens recebidas durante o dia ficam armazenadas temporariamente numa região do cérebro chamada hipocampo. Quando você entra em sono profundo o cérebro continua a trabalhar. O que está no hipocampo é transferido para o córtex cerebral e é armazenado na forma de memória permanente. Por este motivo é importante ter um sono profundo, de qualidade, entre sete a oito horas, sem interrupções. É durante o sono que o cérebro revisa o aprendizado do dia, processa as informações e a grava na forma de memória. É durante o sono que o verdadeiro aprendizado ocorre.

O processamento cerebral é feito organizando as informações, comparando-as com outras já armazenadas, formando novas redes de dados, ligando informações novas com antigas e encontrando soluções para os problemas. Por isto que às vezes dormimos sem uma solução e no outro dia ela aparece como num passe de mágica. Durante o sono as várias regiões do cérebro se comunicam entre si, quando soluções são encontradas pelo cruzamento das informações.

Como programar-se dormindo?

Logo após você adormecer seu cérebro ainda está captando informações, portanto, escute a gravação da sua programação enquanto está acordado e deixe-a em volume bem baixo até adormecer, assim seu cérebro processará a mensagem levando-a para seu subconsciente. Você pode ler o texto do programa sem precisar ouvir a gravação. Você perceberá com o tempo que passará a adotar o comportamento que programou. Exemplo: se você se programou para ser mais organizado na vida, conscientemente adotará comportamentos mais organizados e também passará a agir mais eficientemente de modo inconsciente. Pensamentos e sentimentos positivos originados do seu inconsciente surgirão a qualquer momento favorecendo suas ações. Aqueles pensamentos negativos que interferem na boa conduta diminuirão até se extinguirem. Você passa a ser uma nova pessoa porque adotou um novo programa mental.

Quando você está relaxando com a respiração profunda e lenta, escutando a música de fundo, suas ondas cerebrais estão em estado alfa (8 a 12 ciclos por segundo), quando você começa a ficar com sono, as ondas cerebrais mudam para o estado teta (4 a 7 ciclos por segundo). Os cientistas verificaram que é nos estados alfa e teta que o cérebro assimila melhor as informações.

Quanto tempo devo deixar a gravação tocando?

Sugerimos que você coloque a gravação para escutar planejando mais ou menos o tempo que leva para dormir. Enquanto está na fase de sono leve, a gravação estará tocando, sem prejuízo para o trabalho cerebral. Evite deixar a gravação tocar muito tempo após você ter dormido – fase do sono profundo – para não prejudicar o processamento que o cérebro realiza no sono. O tempo de sono profundo (= processamento cerebral),  não pode de maneira alguma ser invadido por novas informações ou sons. É como alguém estar trabalhando num problema e vem outra pessoa com mais problemas, atrapalhando a solução do primeiro problema. O cérebro desliga para receber novas informações no sono profundo. Então é perda de tempo deixar a gravação tocando nesta fase ou durante uma hora após o sono, ou ainda durante a noite toda.

Vamos resumir: você pode ouvir a gravação cerca de 10 minutos após ter adormecido, na fase de sono leve. Melhor é ouvir toda a gravação antes de começar a dormir, enquanto está totalmente alerta. Evite depois assistir televisão ou fazer qualquer outra atividade, para não gerar interferências na programação da mente.

Por que é importante ouvir a gravação ou ler os textos antes de dormir?

Porque ao ouvir a gravação ou ler os textos durante o dia a mensagem sofrerá a interferência de outros programas como o seu trabalho, estudo, televisão, rádio, passa – tempos. O cérebro além de ter que processar a mensagem do programa, precisa cuidar de outras tarefas, como raciocinar, planejar, ficar alerta para situações de perigo, etc. Não significa que você deve ouvir a gravação só antes de dormir.  Poderá fazê-lo em qualquer hora do dia. A importância de programar-se antes de dormir é que o cérebro processa melhor as informações durante o sono, porque ele está livre só para fazer este trabalho. Também porque durante o sono a memória se estabiliza e na manhã seguinte a mensagem lhe parecerá uma “velha conhecida”, ficando mais fácil o subconsciente provocar mudanças no seu comportamento.

E se eu adormecer antes de terminar de ouvir a gravação ou se tiver de interromper a programação por outro motivo?

Fique tranqüilo. Atividades incompletas estimulam o cérebro. A falta estimula a ação. Cria-se uma tensão positiva por se desejar terminar aquilo que se iniciou. Volte a fazer a programação numa outra hora, se tiver que interrompê-la ou se adormecer logo após o início.

Texto extraído da apostila do nosso curso de Controle Mental /Programação Neurolingüística (PNL)

 

Veja também curso de Controle Mental /Programação Neurolingüística (PNL) em CDs

 

Veja outros artigos sobre controle da mente e neurolingüística.

 

Um abraço,

 

Flávio Pereira

Mais Opções:

Imprima este artigo (Versão para impressão amigável) Assine nosso RSS Palavras-chave: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Comente este texto!






Voltar para o Topo