Blog do Flávio Pereira da Cérebro & Comunicação
Celulares 8525-1140 9228-5754 8739-1797 9768-2049

Mente sob Controle

Publicado em Controle Mental

Veja os Comentários

6a00d8341bf7f753ef00e5518605c78834-800wiVimos na semana passada que a base do Controle Mental são as frases de comando CONSCIENTES que neutralizam as frases de comando INCONSCIENTES.

 

FRASES CONSCIENTES

FRASES INCONSCIENTES

“Sou uma pessoa tranqüila”. “Decidi ser uma pessoa tranqüila”.
“Sou comunicativo”. “Resolvi ser comunicativo”.
“Sou uma pessoa segura”. “Posso ser seguro”.
“Ganhei na loteria”. “È possível ganhar na loteria”.

 

 

As frases de comando do PCM (Programa de Controle Mental) são objetivas e não dão detalhes sobre como fazer modificações no comportamento. O que devo fazer?

As frases são objetivas para ir direto ao ponto que interessa. No PCM não há rodeios. Justamente para a mensagem ir direto para o cérebro sem que ele coloque obstáculos. Frases ou explicações longas tiram o foco do principal e isto acaba confundindo o processamento do cérebro. Observe como as propagandas na televisão são rápidas e objetivas. Elas comunicam na linguagem do cérebro, por isto muitas pessoas compram por impulso. No PCM as frases são especialmente formuladas para o cérebro ativar as capacidades adormecidas de você.

Vamos a um exemplo. Digamos que você é uma pessoa muito estressada. No PCM encontrará frases de comando como esta: “Vou respirar, relaxar e caminhar,eu  vou acalmar”. Com esta frase seu subconsciente durante o sono vai processar os verbos respirar e relaxar e também processará o verbo caminhar. Você ficará mais empenhado em respirar de modo lento e raso, nos momentos de tensão, também ficará motivado a caminhar mais.

É provável que pense em fazer exercícios físicos, praticar esportes, pintar quadros, enfim, fazer atividades para minimizar o estresse. Caberá a você pesquisar os detalhes sobre estas atividades, ver a viabilidade e partir para a ação. Busque informações, leia, estude e faça cursos para o seu desenvolvimento pessoal.

O objetivo do PCM não é ser uma enciclopédia ou manual de procedimentos para cada atividade ou para cada pessoa, dada a imensidão das atividades e dos tipos de pessoas.

Sua força está em fazer o cérebro ativar suas potencialidades ocultas.

O PCM usa ativadores ou gatilhos que vão influenciar o seu subconsciente. Os ativadores são as palavras gatilhos – verbos, substantivos, adjetivos, etc. – que desafiarão você. “Posso ser rico” é uma forma de ativar o cérebro. Na frase há dois ativadores: posso e rico.

 É preciso treinar sempre as frases de comando?

Sim. As frases podem ser repetidas durante o dia, reforçando a programação que você faz antes de dormir, de modo a se tornarem automáticas. Num determinado tempo as frases virão à sua mente sem nenhum esforço ou comando consciente. Quanto mais regularidade tiver nos exercícios, tanto mais facilmente as frases farão efeito. Todos os dias você é bombardeado por sugestões negativas. Você precisa neutralizar pelo menos parte destas sugestões com a sua própria programação. Se a mídia fala em guerra, você neutraliza com paz, se ela fala em crise econômica você neutraliza com prosperidade e assim por diante.

À medida que você for fazendo os exercícios e os resultados aparecerem, a programação mental tornar-se-á uma necessidade interior. Você perceberá que aquela “voz interior”, os pensamentos automáticos, surgirão cada vez mais fortes e dentro do padrão que você próprio estabeleceu. O erro mais comum na programação da mente é a falta de regularidade na prática do condicionamento.

 

Texto extraído da apostila do nosso curso de Controle Mental /Programação Neurolingüística (PNL)

 

Veja também curso de Controle Mental /Programação Neurolingüística (PNL) em CDs

 

Veja outros artigos sobre controle da mente e neurolingüística.

 

Um abraço,

 

Flávio Pereira

Mais Opções:

Imprima este artigo (Versão para impressão amigável) Assine nosso RSS

1 Comentário | Comente!

  • 1

    Sueli Silva de Almeida | 16/09/2009 às 11:44

    Com certeza agora vou começar a usar as frases de formas construtivas. Há pouco tempo descobri o quanto a PNL pode me ajudar a mudar minhas atitudes negativistas que tinham.
    Sueli.

Comente este texto!






Voltar para o Topo