Blog do Flávio Pereira da Cérebro & Comunicação
Celulares 8525-1140 9228-5754 8739-1797 9768-2049

Profissão: vencedor!

Publicado em Pessoas & Corporações

Veja os Comentários

entrevistaUm profissional vencedor desenvolve qualidades. Veja algumas delas:

 

1. Capacidade de lidar com o conhecimento.

 Não adianta só ler. É preciso saber lidar com os conhecimentos.Com isto você terá uma vantagem competitiva grande em relação à maioria da população que não gosta de ler. 

Transforme a informação assimilada em tecnologia. Informação isolada e acumulada simplesmente não gera valor no mercado de trabalho. Você precisa dar valor prático para a informação.

2. Senso prático.

Existem pessoas que gostam de ler mas são pouco práticas e também não sabem cruzar as informações.  Quando você cruza os conhecimentos assimilados gera novas informações e assim desenvolve tecnologia.  Com este saber poderá aperfeiçoar seu trabalho ou montar seu próprio negócio.  Uma coisa é você ler um livro sobre um assunto, outra é produzir riqueza, gerar empregos ou aperfeiçoar o trabalho. Isto é ter senso prático.

3. Organização pessoal.

Para ter organização pessoal você deve ter inicialmente uma agenda. Poderá administrar melhor o tempo. Mas é preciso ter disciplina porque você poderá iniciar organizando sua agenda e depois não seguir  a organização pessoal porque não teve determinação e constância de propósito. Quando você tem tudo organizado sua mente trabalha melhor e mais leve, porque não ficará estressado devido às preocupações.

4. Cultura geral.

 Uma pessoa com pouca cultura geral perde oportunidades porque não enxerga o que mundo pode oferecer.  Vá a palestras, conferências e feiras. Pesquise na Internet. Leia revistas de áreas diferentes da sua. Tenha abertura cultural. Ouça novos conceitos. Uma pessoa com abertura cultural aceita gostos diferentes, faz mais amigos e clientes. Uma pessoa sem cultura geral pode deixar de fazer exportações e ganhar dinheiro porque não tem noções de geografia e comércio exterior.

5. Multifuncionalidade.

Na linguagem comum multifuncionalidade significa ser “pau para toda obra”. Um profissional moderno não fica restrito à sua função. Precisa ser uma espécie de canivete suíço que serve para resolver vários problemas. Para isto deverá conhecer outras áreas. Um dentista precisa conhecer um pouco de marketing, administração de empresas e vendas, senão corre o risco de perder mercado.

6. Flexibilidade. 

Todos nós temos certas características de personalidade. Uns são práticos, outros teóricos, alguns são detalhistas outros tem visão mais ampla.  Ser flexível ou versátil é compreender aqueles que agem de forma diferente da nossa. Ser flexível é saber ceder no momento certo. Assim como o camaleão se adapta ao meio para sobreviver você também deve se adaptar.

7. Capacidade de mudar.

A sociedade altera seus valores rapidamente. O profissional de sucesso tem boa vontade e muda seu comportamento, desde que não prejudique a ética. Começamos a mudar quando aprendemos a ouvir e a respeitar as idéias dos outros. Nada do que somos garantirá o que seremos. O aperfeiçoamento deve ser contínuo.

  Veja outros artigos sobre Desenvolvimento Profissional, Emprego, Carreira, Trabalho & Corporações.

 

  Texto extraído da apostila do nosso curso de Liderança.
 

  Um abraço,

 

  Flávio Pereira

Mais Opções:

Imprima este artigo (Versão para impressão amigável) Assine nosso RSS Palavras-chave: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

1 Comentário | Comente!

  • 1

    juraci | 18/10/2009 às 15:30

    este blog esta sendo como um amigo para mim, um professor a longa distância.estou indicando a outras pessoas.

Comente este texto!






Voltar para o Topo