Blog do Flávio Pereira da Cérebro & Comunicação
Celulares 8525-1140 9228-5754 8739-1797 9768-2049

Carreira bem sucedida

Publicado em Pessoas & Corporações

Veja os Comentários

business-meeting

Uma carreira bem sucedida exige qualidades pessoais e profissionais.

 

Veja a seguir algumas dessas qualidades:

 

 

1. Visão estratégica.

 

Visão geral do processo. Ver o todo, o conjunto. Um general deve ter visão estratégica e conhecer tudo o que acontece senão perde a guerra. Um profissional liberal ou empresário também. Lemos no jornal todo dia empresas falindo porque seus diretores não tiveram visão estratégica.

 

2. Visão sistêmica.

 

Enxergar as relações existentes entre as partes do conjunto. É necessário conhecer o que cada parte influi sobre a outra. Tem um ditado chinês que resume bem o que é visão sistêmica:

 

“Se você se conhece mas não o inimigo, para cada vitória terá uma derrota. Se conhece o inimigo e a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se não conhece nem o inimigo, nem a si mesmo, perderá todas as batalhas.”

Sun Tzu

3. Autoconhecimento.

 

“Conhece-te a ti mesmo”. Tenha uma visão crítica de si. Identifique seus pontos positivos e poderá descobrir vantagens competitivas.  Quais as vantagens competitivas que você tem? Você conhece seus defeitos? Descubra “quem você é” , desenvolva suas habilidades fazendo cursos e use todo seu potencial. Um profissional qualificado tecnicamente pode perder competitividade se não conhece seus pontos positivos e negativos.

 

4. Visão de futuro.

 

Ter visão de futuro é antecipar situações de problemas e as soluções. Quando você faz seguro do carro está tendo uma visão de futuro e se protegendo de possíveis prejuízos. Procure ler jornais, revistas e assimile o maior número de informações. Saiba o que ocorre ao seu redor.

Assim não cometerá erros de grande magnitude no futuro.

 

5. Gerencie as informações.

 

Muitas pessoas reclamam que não tem tempo para estudar. Isto me faz lembrar de um aluno que não reclamava da falta de tempo. Ele gravou a matéria das apostilas de um concurso e escutava no carro no trajeto que fazia de casa para o trabalho. Ele passou em primeiro lugar.

 

6. Hábito de ler.

 

Você adquire conhecimento vendo televisão, pela Internet e ouvindo rádio. O principal e mais seguro meio de assimilar informações é lendo bons livros e jornais. Se você não gosta de ler livros inicie lendo revistas semanais como a Veja, Isto é, Época ou revistas de cultura geral como a Superinteressante.  Transforme-se com a leitura num autodidata pois passará o resto da vida estudando. O que aprendemos na escola perde valor por causa das rápidas mudanças que o mundo passa.

 

7. Autodidata.

 

Autodidata é a pessoa que tem a capacidade de aprender sem a interferência direta do professor. Você não pode fazer todos os cursos presenciais que deseja mas pode ler muitos livros. Eles são importantes para o que se chama de educação permanente.  É preciso estar permanentemente se educando e estudando. Mantenha-se atualizado.

 

 

 

 

Texto extraído da apostila do nosso curso de Liderança.

 

Veja outros artigos sobre Desenvolvimento Profissional, Emprego, Carreira, Trabalho & Corporações.

 

Um abraço,

 

Flávio Pereira 

 

 

Mais Opções:

Imprima este artigo (Versão para impressão amigável) Assine nosso RSS Palavras-chave: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Comente este texto!






Voltar para o Topo