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Encantar o Cliente

Publicado em Pessoas & Corporações

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telemarketingTRANSMITA SUA MELHOR “IMAGEM” PELO TELEFONE

O telefone é uma das mais poderosas ferramentas de vendas. Empresas e pessoas projetam sua imagem e reputação através do telefone.
Muitos negócios são perdidos ou conquistados já nos primeiros segundos dependendo do modo como usamos o telefone.

 
Seu estilo ao telefone precisa ser capaz de suportar as pressões que o dia-a-dia de trabalho exige.
Usar o telefone deve ser entendido como uma arte ou “ciência” porque você deve saber lidar com pessoas, relacionar-se bem, lidar com problemas e frustrações e fazer-se compreender.
Por isto é importante estudar técnicas para atender ligações telefônicas, fazer telemarketing, conquistar clientes, identificar necessidades e é claro, vender por telefone.

As pessoas formam impressões a nosso respeito, em contatos pessoais ou através do telefone.
Uma pessoa pode prejudicar a sua imagem ou da empresa usando inadequadamente o telefone.
Lembre quantas vezes você ligou para uma empresa e foi mal atendido.
Para causar uma boa impressão você deve seguir algumas dicas:

1. Separe seu sentimento e humor pessoal do seu comportamento profissional.

Veja o exemplo do Silvio Santos. Ele nunca evidencia se está com problemas. Sempre está alegre e receptivo.

2. Autoconfiança.

Mantenha sempre a confiança em si mesmo e a firmeza nas suas palavras.
Se você vacilar, poderá passar a imagem de pessoa mal preparada.

3. Autocrítica.

Analise a forma como fala pelo telefone. Está agindo corretamente?  Qual o tom de voz que usa? Qual seu estilo?

4. Tenha bons modelos.

Ouça com atenção bons modelos que podem ser colegas de profissão ou profissionais de outras empresas. Eles ajudarão você a melhorar sua forma de usar o telefone.

5. Estilo pessoal.

Mantenha um estilo amigável, mas profissional. Tenha o cuidado para não ser muito informal e passar dos limites dizendo coisas impróprias. Seu estilo pessoal determinará um maior ou menor número de negócios.

6. Qualidade vocal.

A qualidade da sua voz cria uma imagem na mente do ouvinte. Em geral as pessoas não têm consciência da sua qualidade vocal. Repare que você muda o estilo vocal quando fala com a pessoa amada, com os filhos, com aquele colega que teve uma discussão, com o chefe.
Quando nervoso o tom de voz é um, quando está muito alegre é outro.
O tom da sua voz indica seu humor. Cuide para passar uma imagem positiva, confiante.
Faça variações vocais com altos e baixos, num nível adequado, para motivar seu interlocutor.
Quando você fala numa mesma intensidade entedia as pessoas e elas desistem de falar com você.
Seu tom de voz deverá ser entusiasmado, num nível profissional, atencioso e receptivo.

Dica final:

Para manter um tom de voz adequado pense em algo positivo e sorria enquanto fala.
Coloque-se no lugar do cliente. Como sentiria a sua voz?
Faça esta experiência. Funciona!

Veja este filme.

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Um abraço,

Flávio Pereira

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