Blog do Flávio Pereira da Cérebro & Comunicação
Celulares 8525-1140 9228-5754 8739-1797 9768-2049

Desenhar & Memorizar

Publicado em Inglês, Letras Traduzidas, etc

Veja os Comentários

got-milk

Você gosta de leite? A moça da foto deve ter muito. Os bebês ficam muito motivados com leite. Na vida tudo é motivação.

Estamos analisando o fator psicológico para vencer as dificuldades motivacionais na aprendizagem de inglês. Já falamos da legítima motivação para aprender na aula 1 (Qual a sua?), de como organizar a vida lendo um livro sobre administração de tempo, como ganhar tempo conhecendo técnicas de memorização na aula 2; na aula 3 vimos que para vencer o platô de aprendizagem é preciso conhecer novas formas de aprender. Citamos o exemplo do mapa mental. Outro site para você aprender mais sobre mapas mentais é o www.intelimap.com.br

É importante você conhecer novas ferramentas e gerar motivação para estudar. Uma falta de motivação típica do estudante de inglês são as gramáticas importadas que dificultam a aprendizagem. Tudo está escrito em inglês.

21296966_4Minha dica: compre a Gramática Prática da Língua Inglesa: o Inglês Descomplicado, do Prof. Nelson Torres. Você vai economizar muita dor de cabeça e tempo. Esta gramática é nota 10. Foi escrita por um dos melhores professores de inglês do Brasil. Ela tem explicações em português, comenta as dúvidas dos estudantes e o mais importante, apresenta as traduções de todos os textos.


Técnica para memorizar palavras (iconização): ícones são imagens ou desenhos que representam idéias. Uma palavra pode ser iconizada. O cérebro gosta de imagens. Então escreva as palavras associadas a desenhos (ex.: look) ou coloque as palavras em desenhos que representem a idéia da palavra (ex.: deep). Lembra quando era criança quando a professora associava imagens ao alfabeto (“b” de bola; “c” de casa, etc.). Quando você associa uma imagem ao aprendizado a memória agradece.

Você encontra ícones na informática, no Código de Trânsito, nas placas em rodovias, na lista telefônica, nos jornais, etc. Nosso mundo será cada vez mais icônico pela necessidade que temos de nos comunicar com velocidade. Sabemos que a memória prefere imagens à palavras. Quando substituímos estas por aquelas a memória devolve com mais segurança e rapidez o que foi aprendido. Um único ícone pode transmitir um conjunto de idéias. Um ícone é uma imagem – gatilho. “Uma imagem vale mais do que mil palavras”. Uma imagem desencadeia tudo aquilo que você estudou. Aprenda a criar ícones para as idéias e facilitará seus estudos. Uma idéia desenhada tem um poder extraordinário de transmitir informações. O uso de ícones tem as vantagens:

Facilitar a memorização.
Aumentar a velocidade da percepção: permite leitura, estudo e revisões mais rápidas.
Ganhar tempo.
Ganhar desempenho.
Criar resumos icônicos facilitando a memorização.

Veja os desenhos que fizemos. Clique  aqui desenhos-ingles

Mande desenhos associados a palavras em inglês que você fez para eu ver!

Um abração!

Flávio Pereira

Mais Opções:

Imprima este artigo (Versão para impressão amigável) Assine nosso RSS Palavras-chave: ,

Comente este texto!






Voltar para o Topo